quinta-feira, 12 de julho de 2012

Pão de Liquidificador


Oi, gente!


Conforme prometido, a receitinha da vez envolve liquidificador, este eletrodoméstico que até pouco tempo era um mistério pra mim.

Antes, vou atormentar vocês contar uma história:

Há uns 10 ou 12 anos, ainda na época do mIRC (denunciei nossa faixa etária, povo), tínhamos uma galerinha bem legal no canal #doidera (Oi pessoas! Todos me leem?).
A família da Carlinha tinha(?) um apê em Meia Praia – SC e resolvemos passar o carnaval lá, mas sem alalaô (já que ninguém ali era muito fã). Seria um feriado só com risadas, vídeo game, músicas no violão e uns birináites. E é no birináite que eu entro com o liquidificador.

Pois é, gente, eu não sabia nem cozinhar ovo, quanto mais mexer em um artefato tão complexo como o liquidificador. E naquela hora eu me ofereci pra fazer uma batida com leite condensado. Sem supervisão de pessoas experientes. E o liquidificador estava desmontado.
Agora, imaginem uma pessoa empenhada em desvendar o mistério da montagem do liquidificador.



Montei o liquidificador e pus o leite condensado pra começar a nossa batidinha. SÓ QUE EU ESQUECI DE COLOCAR A HÉLICE! Apenas isso.



Foi uma cascata de leite condensado. E eu desesperada. E os envolvidos ainda lembram da história, 12 anos depois! Carlinha até me deu um liquidificador de plástico naquele Natal, pra eu praticar.

Agora, chega de enrolação e vamos à receita de hoje:


PÃO CASEIRO DE LIQUIDIFICADOR


Ingredientes:


1 ovo inteiro
½ xícara de açúcar
½ xícara de azeite
2 xícaras de leite morno
1 sachê de fermento de pão
1 pitada de sal
½ kg de farinha de trigo


Preparo:


Reservar a farinha de trigo em uma tigela funda, que seja boa para misturar a massa.
Bater os demais ingredientes no liquidificador por cerca de 1 minuto e, após, misturar ao trigo reservado. Bater bem (a massa fica macia, como bolo). Untar a forma de pão (se a forma for de silicone, pule essa etapa) e deixe a massa descansar por 40 minutos em um local sem corrente de ar – eu uso o forno.
Assar em fogo alto (230º) por 30 minutos.


Pronto! Tai o pão!


Ah, tem dica: se o dia estiver frio, vale ligar o forno no fogo baixo por uns 3 minutos, só pra deixar o local quentinho (pero no mucho) para o pão crescer.


Gente, dessa vez ficarei devendo foto do pão. Como não fiz essa semana e não tenho fotos antigas do bichinho, vai sem foto mesmo.



Mas, ó: fiquem tranquilos porque a receita foi feita com segurança: meu liquidificador atual tem a hélice integrada, então, não passarei mais pelo perrengue.


Espero que gostem!
Se tiverem alguma dúvida sobre a receita, fiquem à vontade para utilizar o campo dos comentários. Assim, todos poderão ler!
E não esqueçam de contar como ficou o pão de vocês, hein?

6 comentários:

Daniela disse...

O pão é muito delicioso!
Admito que ainda não fiz (hehehe), mas já o saboreei! huuuummmmmmmmm.... e nesse frio, nada melhor do que um carboidrato pra aquecer o corpo!!!

Aline disse...

Oba, vou testar a receita!
Estou fazendo dois agora (o marido está assistindo jpgp de futebol, fugi para a cozinha)... pao de mel, porque estava morrendo de vontade, e pao de malte, de uma looonga historia que se resume à: o Rogerio comecou a fazer cerveja haha

Adorei o blog, vou ficar sempre de olho para copiar tuas receitas hahaha

Aline disse...

bem, agora vi que estava logada no blogspot, preciso te confessar um negócio... eu já comecei umm blog culinário, que durou dois posts rsrs
a promessa de fazer coisas diferentes sempre (e pelo menos um doce por semana) eu mantive, mas do blog eu nao consegui (por pura preguica!)

Vanessa disse...

Que legal, Aline! Fiquei curiosa pelo pão de malte, nunca comi! :)

Então o Rogério tá fazendo cerveja? Comentei com o Valério e ele ficou animado, rsrsrsrs.

:)

Vanessa disse...

Rá!

A Dani foi uma das primeiras vítimas!
Levei um pão para a FIRRRMA e fiz todo mundo comer! :P

Catherine Juttel disse...

Show de bola!